terça-feira

Aprenda a interpretar textos rápido e fácil para concurso


Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um leitor autônomo. Portanto, o candidato deve compreender os níveis estruturais da língua por meio da lógica, além de necessitar de um bom léxico internalizado.

As frases produzem significados diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. Torna-se,assim, necessário sempre fazer um confronto entre todas as partes que compõem o texto.
Além disso, é fundamental apreender as informações apresentadas por trás do texto e as inferências a que ele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideológica do autor diante de uma temática qualquer.

Qual a vantagem de me cadastrar ? Você recebe todo nosso material e lê diretamente no seu e-mail, fica sabendo primeiro dos nossos artigos, fica com o conteúdo guardado, lê quando tiver um tempinho livre, entre tantas outras coisas que poderia citar.Cadastra logo não perca tempo.Já somos 111 leitores !Fique atentos tenho temas novos para esta semana.NÃO PERCAM !

Post Relacionados:

Denotação e Conotação 

Sabe-se que não há associação necessária entre significante (expressão gráfica, palavra) esignificado, por esta ligação representar uma convenção. É baseado neste conceito de signo lingüístico(significante + significado) que se constroem as noções de denotação e conotação.

O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentidoverdadeiro, real. Já o uso conotativo das palavras é a atribuição de um sentido figurado, fantasioso eque, para sua compreensão, depende do contexto. Sendo assim, estabelece-se, numa determinadaconstrução frasal, uma nova relação entre significante e significado.

Os textos literários exploram bastante as construções de base conotativa, numa tentativa deextrapolar o espaço do texto e provocar reações diferenciadas em seus leitores.

Ainda com base no signo lingüístico, encontra-se o conceito de polissemia (que tem muitas significações).Algumas palavras, dependendo do contexto, assumem múltiplos significados, como, por exemplo, apalavra ponto: ponto de ônibus, ponto de vista, ponto final, ponto de cruz ... Neste caso, não se estáatribuindo um sentido fantasioso à palavra ponto, e sim ampliando sua significação através de expressões que lhe completem e esclareçam o sentido.

Como ler e entender bem um texto


Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e ainterpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível deleitura. Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idéia central de cada parágrafo. Este tipo deprocedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento. 

Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupaçãodeve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes.

No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura,outros textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor.

A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Aqui são fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferença na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa.

Ainda cabe ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo. A descontextualização de palavras ou frases, certas vezes, são também um recurso parainstaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta será mais consciente e segura.

Gostaria de saber o que você achou ? Deixe um comentário, participe, deixe um olá, uma sugestão de postagem, aguardo respostas.Quer enviar sua matéria para nós, você pode o e-mail esta aí embaixo.Envie e publicaremos seu artigo.




EmoticonEmoticon