Para ser um dos selecionados em algum concurso público você necessita estudar um pouco sobre raciocínio lógico. Para isso, existem algumas dicas e conceitos fundamentais que ajudam no processo de entendimento da matéria. Então, conheça algumas dicas de como estudar raciocínio lógico para concursos.
Como estudar Raciocínio Lógico
As perguntas da matéria sempre vão ser arranjadas por proposições que confirmam, dão base, dão razão para alguma coisa, ou seja, serão frases afirmativas que anunciam um raciocínio com sentido completo, tanto em um sentido positivo quanto negativo.
Exemplo 1 – Joana anda de bike.
Exemplo 2 – Pedro não gosta de legumes.
--> Esses dois exemplos são frases afirmativas. E o fundamento das estruturas lógicas é entender o que é verdadeiro e o que é falso. No caso das afirmações, os resultados devem sempre dar verdadeiro.
Existem também, alguns conceitos relevantes que você deverá saber para entender o raciocínio lógico:
- Contradição: Nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo;
- Terceiro Excluído: Quando são dadas duas afirmações lógicas apenas uma delas é verdadeira. Na lógica,
não existem proposições que ficam entre o meio termo, ou elas são verdadeiras ou falsas.
Além destes, existem muitos outros conceitos que você deve conhecer para entender a estrutura lógica. E para facilitar a assimilação das informações sobre a matéria, procure estudar sempre com uma ou mais pessoas, assim, você entenderá melhor o assunto. O estudo exige dedicação e esforço, portanto, deve ser feito todos os dias.
Por fim, faça muitos exercícios para fixar os conceitos e não deixe o estudo para última hora, você deve assimilar o conteúdo aos poucos. E, no momento da prova, tente se concentrar em todos os detalhes do enunciado e anote as informações, leia atentamente para entender a lógica do exercício.
EmoticonEmoticon